ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PEQUENO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p019Palavras-chave:
Morfometria, hidrografia, planejamento ambientalResumo
O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise dos parâmetros morfométricos do relevo e da rede de drenagem da bacia do Rio Pequeno, situada no município de São José dos Pinhais – Estado do Paraná, possuindo área aproximada de 128 km2, visando dar subsídios às diretrizes básicas de ação ambiental sustentáveis. O cálculo dos índices e parâmetros morfométricos foi realizado baseando-se em imagens de satélite, cartas topográficas e programas especializados. Os resultados obtidos permitiram verificar que a bacia apresentou: (a) controle pela geologia, determinada principalmente pelo rio principal; (b) alta densidade de rios e de drenagem concentrados na porção superior da bacia (alto e médio cursos) com solos de baixa permeabilidade (cambissolo e neossolo).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.