VIOLÊNCIA URBANA: ACIDENTES DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS NA CIDADE DE LONDRINA (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p171Palavras-chave:
Motociclista, Acidentes, Violência, Londrina, Paraná.Resumo
Este artigo é produto de uma pesquisa sobre os acidentes de trânsito no perímetro urbano da cidade de Londrina, Estado do Paraná, que envolveram motociclistas no ano de 2007. As informações utilizadas foram do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência e foram coletadas no Sistema de Registros e Estatística de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná. Foram selecionados todos os tipos de acidentes ocorridos entre motociclistas, ou seja, colisões entre motociclistas e carros, bicicletas, ônibus, caminhões, pedestres, moto e também por queda. As variáveis de estudo foram os horários, idade das vítimas, os meses de maior freqüência e os locais de ocorrência. Posteriormente foram classificados por bairros numa abordagem geográfica. O tema é importante diante do aumento do número de acidentes envolvendo automóveis, motocicletas, bicicletas e pedestres e respectiva mortalidade e morbidade nas áreas urbanas brasileiras. Seu objetivo principal foi identificar e localizar a violência urbana do trânsito envolvendo motociclistas na cidade de Londrina no Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.