Avaliação das reservas subterrâneas do aqüífero Caiuá na sub-bacia do rio dos Índios - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n2p257Resumo
O desenvolvimento agro-industrial na região noroeste do estado do Paraná vem provocando nos últimos anos o interesse pela exploração de água no Aqüífero Caiuá. Em virtude disso, poços tubulares têm sido perfurados constantemente como forma de suprir a demanda de água, principalmente no sistema hídrico de abastecimento público dos municípios. Dessa forma, a necessidade de estudos avaliadores das reservas subterrâneas desse aqüífero é de extrema importância. Para este fim, foi selecionada a sub-bacia hidrográfica do rio dos Índios objetivando um estudo local quanto à avaliação das reservas reguladoras e permanentes do Aqüífero Caiuá no estado do Paraná. A reserva permanente, calculada em função da área de ocorrência do Aqüífero Caiuá na sub-bacia do rio dos Índios, da espessura saturada média e da porosidade efetiva, foi estimada em 11,4 x 109 m?, enquanto que a reserva reguladora, a partir do cálculo das curvas de recessão dos rios, foi estimada em 0,27 x 109 m3/ano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.