A atuação governamental e o processo de migração interna: o caso da Vila Rural da Paz – Rolândia PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n2p195Resumo
Este trabalho buscou analisar o processo de migração interna no Brasil, particularmente no Estado do Paraná, assim como verificar as ações do Governo, tendo como objeto de estudo a Vila Rural da Paz, situada no Distrito de São Martinho – Rolândia PR. Além disso, analisou-se a trajetória de vida dos moradores residentes na Vila, tendo como ponto fundamental os deslocamentos, a industrialização do campo, e o papel do Programa Vilas Rurais na fixação dos trabalhadores rurais no município de Rolândia e as suas estratégias para a implantação. Para isso, foram realizadas leituras e discussões associadas ao assunto, como também o trabalho de campo que consistiu nas entrevistas com os moradores da Vila Rural em que se verificou a sua história de vida. A análise dos resultados obtidos subsidiou as reflexões sobre as migrações internas, a modernização da agricultura, a ação do Estado e o Programa Vilas Rurais, a organização e a produção da Vila, além das perspectivas para o futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.