DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ALMADA (BA)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n3p071Palavras-chave:
Sistema de Informação Geográfica, Uso e Ocupação do Solo, Planejamento AmbientalResumo
Este estudo teve como objetivo promover uma caracterização ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Almada (BA). Para tanto, a metodologia adotada abrangeu o levantamento de dados primários e pré-existentes, os quais foram posteriormente manipulados em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Foram gerados mapas de clima, substrato rochoso, formas de relevo, solo e de uso e ocupação do solo. Os resultados apontaram a existência de uma grande diversidade de ambientes naturais e antropizados. A cobertura florestal da bacia encontra-se, de maneira geral, conservada devido ao método de implantação do cacau em cabruca, cobrindo 54,9% da áreamais amena não quer dizer que esses locais estejam próximos ao equilíbrio dos ambientes naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.