O TRABALHO INFANTO-JUVENIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p189Palavras-chave:
Crianças, Adolescentes, Urbano, Rural, CartografiaResumo
O trabalho infanto-juvenil é tema de profundo interesse social. Este trabalho objetiva estudá-lo na Região Metropolitana de Londrina (RML). Segundo os dados do Censo Populacional IBGE (2000) na RML, de um total de 69.178 crianças, 2.160 são trabalhadores e, dentre os 70.227 adolescentes, 19.688 são trabalhadores. Comércio, serviços domésticos, serviços de alimentação, confecção e construção civil são as principais atividades urbanas desenvolvidas pelas crianças e adolescentes. Para o setor agros-silvi-pastoril o cultivo de café representa a absorção de 45,1% da mão de obra infanto-juvenil trabalhadora. Na RML, o trabalho precoce contribui para que 317 crianças não freqüentem a escola, o mesmo acontece com 6.189 adolescentes que trabalham. Dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome ressaltam que nos últimos dez anos houve redução da taxa de trabalho em 53,7%, na faixa etária de 5 a 15 anos. O fenômeno de redução é, certamente, expansível para as faixas etárias aqui analisadas e devem ser conferidos com os resultados do Censo 2010.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.