Rede urbana e divisão territorial do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n2p115Palavras-chave:
desenvolvimento regional, rede urbana, divisão territorial do trabalhoResumo
O objetivo do artigo é efetuar uma discussão sobre o desenvolvimento regional articulado à rede urbana, enquanto um recorte espacial que permite o entendimento de diferentes caminhos de realização destes complexos processos. Para tanto, inicialmente apresenta-se uma discussão sobre o desenvolvimento regional, considerando as perspectivas teóricas da formação sócioespacial (SANTOS, 1982) e do desenvolvimento desigual e combinado (TROSTKY, 1981), como possibilidades de compreensão de diferenças regionais. Tendo em vista que o desenvolvimento regional se realiza diferenciadamente, a rede urbana configura-se em um recorte que permite compreensão de realização deste, mas articuladamente à divisão territorial do trabalho. Por fim, apresenta-se aspectos da complexa participação da rede urbana norte-paranaense na divisão territorial do trabalho, permitindo entender diferentes caminhos da realização do desenvolvimento regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











