TÉCNICAS DE REGRESSÃO LOGÍSTICA APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p5Palavras-chave:
Regressão logística, Pantanal, Sistema de informações geográficasResumo
Este estudo tenta identificar quanto entendimento das forças motrizes de alterações no padrão do uso do solo, pode ser ganho com uma análise geográfica e estatística. Tal abordagem é aplicada no ecossistema Pantanal no Brasil e leva em conta a variabilidade espacial dos processos de mudanças da terra. Os modelos aqui desenvolvidos sugerem que alguns fatores principais dirigem os processos de mudanças, relacionando-se a algumas fundamentações teóricas bem estabelecidas. Os resultados sugerem que a conversão para uso agrícola é controlada por custos de transporte e fatores agroclimáticos. Heterogeneidade espacial como também a variabilidade temporal afeta a habilidade para utilizar os modelos de regressão para grandes extrapolações. Os modelos permitem avaliar o impacto de mudanças derivados das forças indutoras que são representadas através de critérios geográficos. Os modelos poderiam ser incorporados em um arcabouço institucional de planejamento, análise de cenários e avaliação de impactos a nível governamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.