AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITAVA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Edivaldo Lopes Thomaz UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p189

Resumo

A pós-graduação em Geografia tem crescido significativamente nos últimos anos. Cresceu também, o debate em relação às questões ligadas a pós-graduação. Entretanto, temas ligados à avaliação da pós-graduação e, em especial, a produção científica dos docentes dos programas sempre gera controvérsia. O objetivo deste ensaio foi verificar as características da pós-graduação em Geografia, especialmente, em relação à produção científica. As análises foram realizadas com base nos dados CAPES/MEC referentes às Planilhas comparativas da Avaliação Trienal de 2007 da área de Geografia. Foram incluídos nas análises indistintamente os programas que possuíam Mestrado e Doutorado. As avaliações consistiram em análises de regressão simples, média aritmética e porcentagens. Concluiu-se que os cursos de pós-graduação com maiores conceitos tende a ter maior produção. Além disso, essa produção também é mais bem qualificada.

Biografia do Autor

Edivaldo Lopes Thomaz, UNICENTRO

Doutor  em Ciências, Geografia Física, pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou estágio na Universidade de Toronto em Geomorfologia Experimental e Erosão do Solo (2005). Atualmente é Professor (Adjunto B) e exerce a função de Diretor de Pesquisa na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua como Professor nos Programas de Mestrado em Geografia das Universidades UNICENTRO e UEPG. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná entre 8/2008 a 2/2009. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa: Monitoramento, Experimentação e Modelagem em Hidrogeomorfologia. Faz parte do Conselho da União da Geomorfologia Brasileira. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Experimental e Erosão do Solo e Processos Geomorfológicos em Cabeceira de Drenagem.

Downloads

Publicado

2012-03-03

Como Citar

Thomaz, E. L. (2012). AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITAVA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. GEOGRAFIA (Londrina), 20(1), 189–197. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p189

Edição

Seção

Notas