AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITAVA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Edivaldo Lopes Thomaz UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p189

Resumo

A pós-graduação em Geografia tem crescido significativamente nos últimos anos. Cresceu também, o debate em relação às questões ligadas a pós-graduação. Entretanto, temas ligados à avaliação da pós-graduação e, em especial, a produção científica dos docentes dos programas sempre gera controvérsia. O objetivo deste ensaio foi verificar as características da pós-graduação em Geografia, especialmente, em relação à produção científica. As análises foram realizadas com base nos dados CAPES/MEC referentes às Planilhas comparativas da Avaliação Trienal de 2007 da área de Geografia. Foram incluídos nas análises indistintamente os programas que possuíam Mestrado e Doutorado. As avaliações consistiram em análises de regressão simples, média aritmética e porcentagens. Concluiu-se que os cursos de pós-graduação com maiores conceitos tende a ter maior produção. Além disso, essa produção também é mais bem qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivaldo Lopes Thomaz, UNICENTRO

Doutor  em Ciências, Geografia Física, pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou estágio na Universidade de Toronto em Geomorfologia Experimental e Erosão do Solo (2005). Atualmente é Professor (Adjunto B) e exerce a função de Diretor de Pesquisa na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua como Professor nos Programas de Mestrado em Geografia das Universidades UNICENTRO e UEPG. Foi Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná entre 8/2008 a 2/2009. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa: Monitoramento, Experimentação e Modelagem em Hidrogeomorfologia. Faz parte do Conselho da União da Geomorfologia Brasileira. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia Experimental e Erosão do Solo e Processos Geomorfológicos em Cabeceira de Drenagem.

Downloads

Publicado

2012-03-03

Como Citar

Thomaz, E. L. (2012). AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITAVA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. Geografia (Londrina), 20(1), 189–197. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p189

Edição

Seção

Notas