Levantamento fitogeográfico preliminar no parque do cinqüentenário em Maringá-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n1p73Palavras-chave:
Levantamento Fitogeográfico, Unidade de Conservação, Biogeografia.Resumo
Esse trabalho foi desenvolvido no parque florestal urbano do Cinqüentenário em Maringá-PR. Consiste em um levantamento fitogeográfico preliminar, com elaboração da pirâmide de vegetação. A coleta através do método de transecção linear se fez ao longo de uma linha reta numa distância de 24 metros. Dessa forma coletaram-se todas as espécies que cruzam a linha, completando-se o levantamento através do preenchimento das fichas de trabalho de campo em biogeografia, segundo os modelos de Bertrand e de Küchler. O processo de coleta possibilitou a verificação de dezessete espécies diferentes de plantas, sendo quatro delas arbóreas e treze espécies arbustivas. Dado ao fato da coleta ter sido feita no período em que as espécies não possuíam muitas características como flores e sementes, algumas plantas não foram identificadas. Observa-se que o parque do Cinqüentenário possui uma grande variedade de espécies com árvores de grande, médio e pequeno porte, em alguns momentos formando um dossel denso; em outros, clareiras, possuindo vegetação lenhosa com estrato arbóreo superior em regressão. O estrato arbóreo inferior está em equilíbrio, e os estratos arbustivos e subarbustivos são progressivos, sendo que o estrato herbáceo-rasteiro está em equilíbrio. Esse levantamento serviu para observar que o parque do Cinqüentenário possui um sub-bosque em progressão e áreas em processo de regressão, quando se trata dos locais de invasão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











