Aspectos geoambientais, condições de uso e ocupação do solo e níveis de desmatamento da bacia hidrográfica do rio Curu, Ceará - Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n2p85Palavras-chave:
Bacia hidrográfica do Curu, Análise geoambiental, Uso e ocupação do solo, Desmatamento.Resumo
A bacia hidrográfica do rio Curu destaca-se dentre as outras bacias do Estado do Ceará por ter sido a primeira a implantar o sistema de perímetros irrigados (1974-75) e também a primeira a organizar um Comitê de Bacia Hidrográfica (1996). Encontra-se, atualmente, com sérios problemas ambientais, relacionados aos efeitos da utilização inadequada dos recursos naturais. Sendo assim, a presente pesquisa analisa os aspectos geoambientais da bacia, as condições de uso e ocupação do solo e os níveis de desmatamento da vegetação original. A base metodológica utilizada foi a análise geossistêmica, e foram feitos levantamentos bibliográficos e cartográficos, além de trabalhos de campo e de gabinete. Desse modo, identificou-se cinco unidades geoambientais: planície litorânea, tabuleiros, planícies fluviais, depressão sertaneja e maciços residuais. Durante o estudo foi observado que, quanto mais a área da bacia do Curu se desenvolve economicamente e cresce demograficamente, mais os recursos naturais são degradados, em especial a vegetação nativa. Isso acarreta vários prejuízos ambientais, como a diminuição da biodiversidade, a perda de solos férteis, a modificação do microclima e a alteração da qualidade e da dinâmica hídrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.