DISTORÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITABUNA (BA)

Autores

  • Ailto Rodrigues Damaceno Filho Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Liliane Matos Góes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lurdes Bertol Rocha Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p129

Palavras-chave:

Professores, Qualidade do ensino, Educação

Resumo

O presente trabalho analisa as causas que levam muitos licenciados em Geografia a lecionarem disciplinas diferentes das quais foram preparados para atuar, bem como, levantar uma discussão em torno das estratégias formuladas por eles para dar conta de disciplinas fora de sua área de formação. Verificamos, neste estudo, quais as disciplinas que mais apresentam essa problemática e as leis que dão suporte a tal prática. Assim, buscamos elementos que justifiquem a hipótese de que a qualidade deste processo fica comprometida com a atuação de professores sem a formação necessária. Para isso, foram entrevistados professores e diretores de escolas, secretarias de educação e o colegiado de Geografia da UESC.  Esperamos contribuir para o desenvolvimento de uma discussão que viabilize novas propostas para a solução deste empecilho educacional, dando mais um passo na busca da tão sonhada e discutida qualidade da educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ailto Rodrigues Damaceno Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus – Bahia. Especialista em Ensino de Geografia (UESC)

Liliane Matos Góes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Colegiado de Geografia

Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais

Lurdes Bertol Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz

Profa. Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz

Downloads

Publicado

2011-10-29

Como Citar

Damaceno Filho, A. R., Góes, L. M., & Rocha, L. B. (2011). DISTORÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITABUNA (BA). GEOGRAFIA (Londrina), 20(1), 129–145. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p129

Edição

Seção

Artigos