A Cosmogeografia como Proposta à Geografia Escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p307Palavras-chave:
ensino de Geografia, ensino de Cosmogeografia, Geografia Escolar, raciocínio geográfico, CosmografiaResumo
A Cosmogeografia é uma abordagem voltada ao ensino de Geografia. Ela tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento do pensamento e do raciocínio geográficos, adotando a percepção como ponto de partida para a descrição e a análise dos objetos terrestres e celestes aos quais o sujeito tem acesso em seu cotidiano. Este artigo explora algumas das reflexões produzidas no âmbito de uma pesquisa de doutorado que introduz a Cosmogeografia como uma proposta no âmbito do ensino de Geografia Escolar. A pesquisa envolveu a realização de seis atividades em uma turma de sexto ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto, localizada no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. O método de análise adotado se baseia no nível semântico, um dos Quatro Níveis da Pesquisa Geográfica delineados por André Libault, em 1971. A partir dos resultados, foram discutidas as relações entre a Cosmogeografia e os conceitos de lugar, cotidiano, paisagem e percepção. Além disso, destacamos a proposição de novas habilidades geográficas potenciais para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionadas aos estudos de Geografia Física, Geografia Humana e Cartografia Escolar, nos quais os fenômenos cosmogeográficos atuam com um papel relevante.
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