A Cosmogeografia como Proposta à Geografia Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p307

Palavras-chave:

ensino de Geografia, ensino de Cosmogeografia, Geografia Escolar, raciocínio geográfico, Cosmografia

Resumo

A Cosmogeografia é uma abordagem voltada ao ensino de Geografia. Ela tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento do pensamento e do raciocínio geográficos, adotando a percepção como ponto de partida para a descrição e a análise dos objetos terrestres e celestes aos quais o sujeito tem acesso em seu cotidiano. Este artigo explora algumas das reflexões produzidas no âmbito de uma pesquisa de doutorado que introduz a Cosmogeografia como uma proposta no âmbito do ensino de Geografia Escolar. A pesquisa envolveu a realização de seis atividades em uma turma de sexto ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto, localizada no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. O método de análise adotado se baseia no nível semântico, um dos Quatro Níveis da Pesquisa Geográfica delineados por André Libault, em 1971. A partir dos resultados, foram discutidas as relações entre a Cosmogeografia e os conceitos de lugar, cotidiano, paisagem e percepção. Além disso, destacamos a proposição de novas habilidades geográficas potenciais para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionadas aos estudos de Geografia Física, Geografia Humana e Cartografia Escolar, nos quais os fenômenos cosmogeográficos atuam com um papel relevante.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Geografia da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul/RS (SEE). 

Eduardo Schiavone Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Doutor em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Lúcio José Sobral da Cunha, Universidade de Coimbra - UC

Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de Coimbra – UC (Portugal). Professor Catedrático no Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

Referências

BERTRAND, Georges. Paisagem e Geografia Física Global: esboço metodológico. Revista Ra'e Ga, Curitiba, v. 8, p. 141-152, 2004. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/ view/3389/2718. Acesso em: 16 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v8i0.3389

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história e Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRIOT, Charles. Cours de Cosmographie ou Éléments D’Astronimie. Paris: Dalmont et Dunod, 1867.

CALLAI, Helena Copetti. Do ensinar Geografia ao produzir o pensamento geográfico. In: REGO, Nelson; AIGNER, Carlos; PIRES, Cláudia; LINDAU, Heloísa. Um pouco do mundo cabe nas mãos, Porto Alegre: UFRGS, 2003. p. 57- 73.

CARVALHO, Delgado de. A Orientação Moderna. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, n. 12, p. 8-11, 1944. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=719&vie w=detalhes. Acesso em: 25 nov. 2022.

CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209-225, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200005

DIBO, Dulcídio. Curso sôbre relações Terra/Sol (Noções de Cosmografia) - Parte 1. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, n. 200, p. 70-78, 1967. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/19/bg_1967_v26_n200_set_out.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.

FRANCO, Luiz Gustavo; MUNFORD, Danusa. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: Um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 1, p. 158-170, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.582

LIBAULT, André. Os quatro níveis da pesquisa geográfica. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Geografia, 1971.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOREUX, Theófilo. Cosmographie Élementaire. Paris: J. de Gigord, 1929.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

OLIVEIRA, Lívia de. Portal da Terra: o espaço e o lugar. Geograficidade, v. 10, n. especial, p. 5-10, outono 2020.

OLIVEIRA, Lívia de. Percepção da paisagem geográfica: Piaget, Gibson e Tuan. Revista GEOGRAFIA, Rio Claro, v. 25, p. 5-22, 2000.

OLIVEIRA, Lívia de. Contribuição dos estudos cognitivos à percepção geográfica. Geografia, v. 2, p. 61-72, 1977.

RODRIGUES, Tuane T. Geografia escolar: um convite à Cosmogeografia. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

SANTA MARIA. D.O.C. (Documento Orientador Curricular): ciências humanas, 2022. Disponível em: http://www.santamaria.rs.gov.br/inc/view_doc_api.php?arquivo=D24-1782.pdf&opcao= gc_ documento. Acesso em: 26 nov. 2022.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Notas sobre a epistemologia da Geografia. Cadernos Geográficos, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, n. 11, p. 1- 63, maio de 2005.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes, e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Rodrigues, T. T., Cardoso, E. S., & Cunha, L. J. S. da. (2023). A Cosmogeografia como Proposta à Geografia Escolar. GEOGRAFIA (Londrina), 33(1), 307–323. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p307

Edição

Seção

Artigos