Cultura, Resistência e Identidade Camponesa no Território: o cerne da música caipira esvaziado nos acordes da música sertaneja

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p125

Resumo

Na atualidade, a visão que se tem sobre o campo é majoritariamente embasada pela produção artística (música, filmes, novelas). Em seu processo histórico, as raízes dos fenômenos que formaram o espaço da cultura caipira foram “esquecidas”. O advento da organização espacial e territorial dos centros urbanos, no século XX, evidenciou o êxodo rural de camponeses caipiras, impulsionando a introdução e aceitação da música sertaneja no espaço urbano. Puxada pela industria cultural, a música sertaneja passa ser retrato do que é o campo. Desta forma, o MST produz resistência frente a esse modelo de cultura para o campo. Este artigo busca apresentar como as diferenças na forma de conceber o território pelos agentes sociais, junto das forças do capital no espaço urbano e no espaço campesino, provocaram mudanças da cultura caipira para a cultura sertaneja. Tendo como cenário a região sudeste do Brasil, início do século XX até o final dele, é exemplificado, nas mudanças urbanas e sociais, os motivos para a concepção distorcida da cultura caipira e sua influência na forma de compreensão do território campesino. Considerou-se a pesquisa qualitativa e a revisão bibliográfica os estudos para estruturação da temática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tauãn Medino Gomes da Silva e Sá, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. 

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Referências

BOGO, Ademar. O MST e a cultura. 2. ed. Veranópolis: ITERRA, 2009.

CALDAS, Waldenyr. Acorde na aurora: música sertaneja e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1979.

CALDAS, Waldenyr. O que é música sertaneja. São Paulo: Brasiliense, 1999.

FERREIRA, Simone Raquel Batista. Donos do lugar: a territorialidade quilombola do Sapê do Norte - ES. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009. DOI: https://doi.org/10.7147/GEO8.1298

MARTINS, José de Souza. Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Petrópolis: Vozes, 1981.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A geografia agrária e as transformações territoriais recentes no campo brasileiro. In: CARLOS, Ana Fani A. (org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 70-107.

PEREIRA, Antonio de Jesus. As linguagens presentes nas místicas do MST no processo formativo da militância orgânica. 2014. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

ROSSETO, Edna Rodrigues Araújo; SILVA, Flávia Tereza da. Ciranda infantil. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Expressão Popular, 2012. p. 127-130.

SANTOS, Milton et al. O papel ativo da geografia: um manifesto. In: ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 12., 2000, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental, 2000. p. 1-13.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2014.

SANTOS, Milton. O espaço cidadão. São Paulo: EDUSP, 2007.

SILVA, Gabriel Barbosa Rossi da. Música sertaneja contemporânea: indústria cultural e consumo. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2018.

SILVA, José Gomes da; RODRIGUES; Vera da Silva. O boia-fria: contradição de uma agricultura em tentativa de desenvolvimento. Reforma Agrária, Campinas, n. 8, p. 2-44, set./out. 1975.

TARDIN, José Maria. Cultura camponesa. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: São Paulo: Escola politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Expressão Popular, 2012. p. 180 – 188.

VALCARENGHI, Alexandre Roberto. A dimensão geográfica das romarias da terra do Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Setor de Produção do Espaço e Meio Ambiente, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Sá, T. M. G. da S. e, & Schlosser, M. T. S. (2023). Cultura, Resistência e Identidade Camponesa no Território: o cerne da música caipira esvaziado nos acordes da música sertaneja. GEOGRAFIA (Londrina), 33(1), 125–144. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p125

Edição

Seção

Artigos