O Estudo da Paisagem e o Ensino de Geografia no Combate à Degradação da Natureza

Autores

  • Nicole Mieko Takada Moreti FCT-UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista) Campus de Presidente Prudente https://orcid.org/0000-0002-9996-5499

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p219

Palavras-chave:

Paisagem; Ensino de Geografia; Biodiversidade; Conservação da natureza.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência pedagógica na perspectiva da educação ambiental no âmbito do ensino de Geografia. Essa experiência está inserida no contexto da pré-iniciação científica, desenvolvida no ano de 2022, em uma escola pública estadual na cidade de Adamantina/SP. Neste trabalho utilizamos metodologias ativas junto aos estudantes através de sequências didáticas que preveem um caráter dinâmico, problematizado e contextualizado no processo de ensino e aprendizagem, com abertura ao processo criativo e à pesquisa, com o objetivo de contemplar o tema contemporâneo transversal – Meio Ambiente e Educação Ambiental, em conformidade com as normativas presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No contexto deste trabalho o conceito de paisagem assume centralidade para subsidiar a leitura da realidade concreta do espaço vivido e para a formação de cidadãos críticos e proativos na sociedade. O uso da fotografia como recurso metodológico permitiu a abertura ao criativo dos estudantes, estimulando a interação dialógica, a criticidade e a formação conceitual, através de mecanismos perceptivos, cognitivos e culturais de percepções individuais ou do grupo de estudantes. Avaliamos que a ação pode inspirar outros docentes a realizarem atividades voltadas à restauração de ecossistemas e combate à degradação da natureza.

Biografia do Autor

Nicole Mieko Takada Moreti, FCT-UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista) Campus de Presidente Prudente

Professora efetiva de Geografia, atuando na Educação Básica do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Doutoranda em Geografia (Acadêmico) pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista) Campus de Presidente Prudente. E-mail: mieko.takada@unesp.br.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Moreti, N. M. T. (2023). O Estudo da Paisagem e o Ensino de Geografia no Combate à Degradação da Natureza . GEOGRAFIA (Londrina), 32(2), 219–236. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p219

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas