O Estudo da Paisagem e o Ensino de Geografia no Combate à Degradação da Natureza

Autores

  • Nicole Mieko Takada Moreti FCT-UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista) Campus de Presidente Prudente https://orcid.org/0000-0002-9996-5499

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p219

Palavras-chave:

Paisagem; Ensino de Geografia; Biodiversidade; Conservação da natureza.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência pedagógica na perspectiva da educação ambiental no âmbito do ensino de Geografia. Essa experiência está inserida no contexto da pré-iniciação científica, desenvolvida no ano de 2022, em uma escola pública estadual na cidade de Adamantina/SP. Neste trabalho utilizamos metodologias ativas junto aos estudantes através de sequências didáticas que preveem um caráter dinâmico, problematizado e contextualizado no processo de ensino e aprendizagem, com abertura ao processo criativo e à pesquisa, com o objetivo de contemplar o tema contemporâneo transversal – Meio Ambiente e Educação Ambiental, em conformidade com as normativas presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No contexto deste trabalho o conceito de paisagem assume centralidade para subsidiar a leitura da realidade concreta do espaço vivido e para a formação de cidadãos críticos e proativos na sociedade. O uso da fotografia como recurso metodológico permitiu a abertura ao criativo dos estudantes, estimulando a interação dialógica, a criticidade e a formação conceitual, através de mecanismos perceptivos, cognitivos e culturais de percepções individuais ou do grupo de estudantes. Avaliamos que a ação pode inspirar outros docentes a realizarem atividades voltadas à restauração de ecossistemas e combate à degradação da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Mieko Takada Moreti, FCT-UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista) Campus de Presidente Prudente

Professora efetiva de Geografia, atuando na Educação Básica do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Doutoranda em Geografia (Acadêmico) pelo programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP (Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista) Campus de Presidente Prudente. E-mail: mieko.takada@unesp.br.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação. Ambiental, institui a Política da Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=634068&filename=LegislacaoCitada%20PL%204692/2009. Acesso em: 20 jan. 2023.

CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. In: 9 Encuentro de Geografos de America Latina, 2003, Mérida, Yucatán. Reflexiones e Responsabilidades de la geografía en America Latina para el siglo XXI. Merida: Impretei., 2003. s/p.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade ensinada e a cidade vivida: encontros e reflexões no ensino de geografia. In: Cavalcanti, Lana de Souza (org.). Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013. p. 65-94.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1998.

DUNCAN, James. The city as text: The politics of landscape interpretation in the Kandyan Kingdom, Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MORETI, Nicole Mieko Takada, RUMIN, Cassiano Ricardo. Ensino de Geografia e prática docente interdisciplinar: Um diálogo entre a Geografia e a Psicologia. Geografia Em Atos (Online), 2(7), 59–78. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6101. Acesso em: 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i7.6101

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

SANCHES-JUSTO, Joana. O ato fotográfico: memória, prospecção e produção de sentidos na velhice. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

SANTOS, Rita de Cássia Evangelista dos; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de geografia: uma interface Teoria e Prática. Geografia Ensino & Pesquisa, 15(3), 167–184, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7353. Acesso em: 30 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/223649947353

SÃO PAULO (ESTADO). Currículo Paulista Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2019.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

PUNTEL, Geovane Aparecida. Paisagem: uma análise no ensino da Geografia. Dissertação de mestrado (Pós-graduação em Geografia). Porto Alegre: UFRGS, 2006. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8818/000589540.pdf? Acesso em: 30 mar. 2023.

TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset. A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v.1, nº 2, s/p, 2001. Disponível em: http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/fotografia.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103 – 117.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Como Citar

Moreti, N. M. T. (2023). O Estudo da Paisagem e o Ensino de Geografia no Combate à Degradação da Natureza . Geografia (Londrina), 32(2), 219–236. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p219

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas