O Estudo da Paisagem e o Ensino de Geografia no Combate à Degradação da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p219Palavras-chave:
Paisagem; Ensino de Geografia; Biodiversidade; Conservação da natureza.Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência pedagógica na perspectiva da educação ambiental no âmbito do ensino de Geografia. Essa experiência está inserida no contexto da pré-iniciação científica, desenvolvida no ano de 2022, em uma escola pública estadual na cidade de Adamantina/SP. Neste trabalho utilizamos metodologias ativas junto aos estudantes através de sequências didáticas que preveem um caráter dinâmico, problematizado e contextualizado no processo de ensino e aprendizagem, com abertura ao processo criativo e à pesquisa, com o objetivo de contemplar o tema contemporâneo transversal – Meio Ambiente e Educação Ambiental, em conformidade com as normativas presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No contexto deste trabalho o conceito de paisagem assume centralidade para subsidiar a leitura da realidade concreta do espaço vivido e para a formação de cidadãos críticos e proativos na sociedade. O uso da fotografia como recurso metodológico permitiu a abertura ao criativo dos estudantes, estimulando a interação dialógica, a criticidade e a formação conceitual, através de mecanismos perceptivos, cognitivos e culturais de percepções individuais ou do grupo de estudantes. Avaliamos que a ação pode inspirar outros docentes a realizarem atividades voltadas à restauração de ecossistemas e combate à degradação da natureza.
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