Geografia e educação: o ensino das paisagens de Mato Grosso do Sul através da música
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n2p249Palavras-chave:
Geografia, Ensino, Paisagem, Música, Mato Grosso do Sul.Resumo
A educação é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade. Assim, se faz necessária uma reflexão sobre as suas bases atuais, incluindo, nesta perspectiva, o ensino de Geografia, largamente baseado em uma lógica enciclopédica e superficial, não propiciando aportes ao discente a considerar um pensamento crítico. Dessa forma, este artigo busca analisar de que forma as músicas sul-mato-grossenses apresentam em suas letras aspectos relacionados ao conceito de paisagem e como elas podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de modo a promover outras e/ou maiores possibilidades de práticas educacionais mais significativas e contextualizadas. Para tanto, a metodologia foi baseada em uma revisão bibliográfica sobre os temas pertinentes, como: Educação, Geografia escolar, práticas de ensino, músicas sul-mato-grossense etc. Em continuidade, foi realizado um levantamento para ver quais músicas regionais de Mato Grosso do Sul trazem em suas letras elementos das paisagens do estado. Posteriormente, essas músicas foram analisadas, para verificar quais tipos de paisagens elas carregam em suas letras e também como elas podem ser trabalhadas em sala de aula. Concluiu-se que as músicas podem contribuir de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando para o educando uma relação de pertencimento e identidade em relação ao espaço vivido.Downloads
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