Geografia e educação: o ensino das paisagens de Mato Grosso do Sul através da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n2p249

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Paisagem, Música, Mato Grosso do Sul.

Resumo

A educação é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade. Assim, se faz necessária uma reflexão sobre as suas bases atuais, incluindo, nesta perspectiva, o ensino de Geografia, largamente baseado em uma lógica enciclopédica e superficial, não propiciando aportes ao discente a considerar um pensamento crítico. Dessa forma, este artigo busca analisar de que forma as músicas sul-mato-grossenses apresentam em suas letras aspectos relacionados ao conceito de paisagem e como elas podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de modo a promover outras e/ou maiores possibilidades de práticas educacionais mais significativas e contextualizadas. Para tanto, a metodologia foi baseada em uma revisão bibliográfica sobre os temas pertinentes, como: Educação, Geografia escolar, práticas de ensino, músicas sul-mato-grossense etc. Em continuidade, foi realizado um levantamento para ver quais músicas regionais de Mato Grosso do Sul trazem em suas letras elementos das paisagens do estado. Posteriormente, essas músicas foram analisadas, para verificar quais tipos de paisagens elas carregam em suas letras e também como elas podem ser trabalhadas em sala de aula. Concluiu-se que as músicas podem contribuir de maneira significativa para o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando para o educando uma relação de pertencimento e identidade em relação ao espaço vivido.

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Biografia do Autor

Valdemir Pomerening de Mello Júnior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestrando no Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente da Educação Básica pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul – SED/MS.

Rafael Oliveira Fonseca, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

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Publicado

2022-07-03

Como Citar

Mello Júnior, V. P. de, & Fonseca, R. O. (2022). Geografia e educação: o ensino das paisagens de Mato Grosso do Sul através da música. Geografia (Londrina), 31(2), 249–267. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2022v31n2p249

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas