Uma Análise das Lives como Ferramentas de Divulgação de Conhecimento Científico em Tempos de Pandemia de COVID-19: o exemplo do Projeto Enfurnados e Informados
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n2p297Palavras-chave:
Educação geocientífica, Ambientes virtuais, Espeleologia.Resumo
O presente artigo faz uma análise do projeto Enfurnados e Informados, uma série de lives do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE). Com os dados coletados em formulários online, contendo perguntas abertas e fechadas, e dados estatísticos gerados pela plataforma YouTube, avaliou-se o impacto do projeto na disseminação de conhecimento científico e divulgação do patrimônio espeleológico. Foram realizadas 14lives que abordaram diferentes temáticas relacionadas à espeleologia. Os resultados mostram que a maioria do público participante é feminino, composto principalmente por discentes com graduação incompleta e mais de 60% não pratica espeleologia. Quase que a totalidade dos participantes consideraram que as lives contribuíram de alguma forma em sua vida durante o isolamento social por conta da COVID-19 e que o projeto proporcionou a disseminação de conhecimento e informações. A partir das experiências vividas durante a realização do Enfurnados e Informados e dos apontamentos indicados nos formulários de pesquisa, conclui-se que o objetivo principal do projeto foi atendido. Os ambientes virtuais são importantes ferramentas de comunicação, aprendizagem e divulgação de conhecimento científico. Contudo, devido às desigualdades sociais, é preciso cautela na utilização dessas ferramentas, sobretudo nos ambientes formais de ensino, a fim de garantir a inclusão social.Downloads
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