Percursos Corpo-Experienciais a partir do Bebop-de-Lugar: sentidos espaciais na Galeria Cosmococa no Instituto Inhotim de Arte Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p265

Palavras-chave:

Corporeidade, Balé-do-lugar, Bebop-de-lugar, Movimento, Geografia e Arte.

Resumo

Reconstruídas no Instituto Inhotim de Arte Contemporânea conforme concebidas por Hélio Oiticica e Nevile d’Almeida, as cinco cosmococas que compõem a Galeria Cosmococa oferecem diferentes experiências imersivas espaço-sensoriais. Por meio da perspectiva da fenomenologia existencialista Merleau-Pontiana, o ensaio objetiva desvelar como as cosmococas podem colaborar para a compreensão da experiência efêmera e corporificada de lugar vivenciada pelos sujeitos no seu cotidiano. Em transcendência ao conceito de balé-do-lugar proposto por Seamon, a experiência entrópica de imersão na obra indica uma temporalidade transitória que cristaliza um bebop-de-lugar. Ela implica em formas pelas quais os encontros e movimentos entre sujeitos e lugares ganham contornos complexos na medida em que o acaso e o imprevisto se espacializam. As instalações explicitam micro-dinâmicas de lugar que se desvelam no horizonte temporal do instante fenomênico sintetizado no bebop-de-lugar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Roberto Bernardes de Souza Júnior, IESA/UFG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia no IESA/UFG.

Referências

AKE, D. Jazz matters: sound, place, and time since Bebop. Berkeley: University of California Press, 2010.

ARCHER, M. Arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BACHELARD, G. La terre et les rêveries de la volonté. Paris : Librairie José Corti, 1948a.

BACHELARD, G. A intuição do instante. Campinas: Verus Editora, 2010.

BARBARAS, R. The Being of the Phenomenon: Merleau-Ponty’s ontology. Bloomington: Indiana University Press, 2004.

BUSKIRK, M. The contingent object of contemporary art. Cambridge: The MIT Press, 2003.

CASEY, E. S. The Fate of place: a philosophical history. Berkley: University of California Press, 1998.

CASEY, E. S. Aesthetic Experience. In: SEPP, H. R.; EMBREE, L. (Orgs.) Handbook of phenomenological aesthetics. London: Springer Science+Bussiness Media, 2010, pp.1-7.

COBB, W. Being-in-the-world and ethical language. In: CARR, D.; CASEY, E. S. (Orgs.) Explorations in phenomenology: papers of the society for phenomenology and existential philosophy. Leiden: Martinus Nijhoff, 1973, p.423-433.

DAVIDSON, J.; MILLIGAN, C. Embodying emotion sensing space: introducing emotional geographies. Social & Cultural Geography, v.5, n.4, p.523-532, 2004.

DUFOURCQ, A. Merleau-Ponty : Une ontologie de l’imaginaire. New York: Springer, 2012.

DUNPHY-BOMFIELD, J. Harmony in a Dislocated World. In: CATALDI, S. L.; HAMRICK, W. S. (Org.) Merleau-Ponty and Environmental Philosophy: Dwelling on the landscapes of though. New York: State University of New York Press, 2007, p.217-234.

GRANGE, J. Place, body and situation. In: SEAMON, D.; MUGERAUER, R. (Orgs.) Dwelling, place and environment: towards a phenomenology of person and world. Dordrecht: Martinus Nijhoff Publishers, 1985, p.71-85.

HAWKINS, H. Dialogues and Doings: Sketching the Relationships between Geography and Art. Geography compass. V. 5, n.7, p.464-478, 2011.

HAWKINS, H. For creative Geographies: Geography, Visual Arts and the Making of Worlds. Routledge: London, 2014.

KARJALAINEN, P. T. Place in Urwind: A humanist geography view. Geograficidade. v. 2, n. 2, Inverno 2012. p.4-22.

KAUSHIK, R. Art and Institution: Aesthetics in the Late Works of Merleau-Ponty. London: Continuum International Publishing Group, 2011.

LAGO, P. C. A acolhida internacional da arte brasileira. In: SARDENBERG, R. (Org.) Arte contemporânea no século XXI: 10 brasilei

LARSEN, S. C.; JOHNSON, J. T. Toward an open sense of place: Phenomenology, affinity, and the question of being. Annals of the Association of American Geographers, v.102, n.3, p.632-646, 2012.

MARRATTO, S. L. The intercorporeal self: Merleau-Ponty on Subjectivity. Albany: State University of New York Press, 2012.

MCDUFFIE, M. F. Art as an enclave of meaning. In: CROWELL, S. G. (Org.) The prism of the self: Philosophical essays in honor of Maurice Natason. Springer: Dordrecht, 1995, p.205-220.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

MERLEAU-PONTY, M. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2014.

MONSON, I. Saying Something: Jazz improvisation and interaction. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.

MORAN, D. The phenomenology of embodiment: Intertwining and Reflexivity In: JENSEN, R. T.; MORAN, D. The phenomenology of embodied subjectivity. Springer: New York, 2013, p.285-304.
MORRIS, D. The sense of space. Albany: State University of New York Press, 2004.

MURCHADHA, F. Ó. Space, Time and the Articulation of a place in the world: the philosophical context. In: RICHARDSON, B. (Org.) Spatiality and symbolic expression: on the links between Place and Culture. New York: Paulgrave macmillian, 2015, p.21-40.

RELPH, E. Place and placelessness. London: Pion Limited, 1976.

SARDENBERG, R Inserções em circuitos internacionais. In: SARDENBERG, R. (Org.) Arte contemporânea no século XXI: 10 brasileiros no circuito internacional. Rio de Janeiro: Capivara, 2011, p.15-23.

SEAMON, D. A Geography of the lifeworld: movement, rest and encounter. London: Croom Helm, 1979.

SEAMON, D. Place attachment and phenomenology: The synergistic dynamism of place. In: MANZO, L. C. (Org.); DEVINE-WRIGHT, P. (Org.) Place Attachment: advances in theory, methods and applications. Abingdon: Routledge, 2014, pp. 11-22.

SILVA, A. C. De quem é o pedaço? São Paulo: Hucitec, 1986.

TUAN, Y. Humanist Geography: an individual’s search for meaning. Staunton: George F. Thompson Publishing, 2012.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: EdUel, 2013.

TUNGA. Entrevista com Tunga. [2011] Rio de Janeiro SARDENBERG, R. (Org.) Arte contemporânea no século XXI: 10 brasileiros no circuito internacional, p.120-143. Entrevista concedida a Pedro Corrêa do Lago.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Souza Júnior, C. R. B. de. (2020). Percursos Corpo-Experienciais a partir do Bebop-de-Lugar: sentidos espaciais na Galeria Cosmococa no Instituto Inhotim de Arte Contemporânea. GEOGRAFIA (Londrina), 30(1), 265–284. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p265

Edição

Seção

Artigos