Aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos no Ensino de Geografia: proposições para o jogo Red Dead Redemption 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p279

Palavras-chave:

Videogames, Geografia, Ensino.

Resumo

Enquanto os videogames têm sido uma forma de entretenimento por décadas, só recentemente eles têm chamado a atenção da academia. Embora haja um número crescente de estudiosos que trabalham com videogames nas novas mídias e Gamestudies, a Geografia está apenas começando a se debruçar sobre os jogos e as práticas a eles associadas. Portanto, este trabalho tem como problema de pesquisa perceber de que forma o jogo Red Dead Redemption 2 contribui para o ensino desta ciência. Assim, seu objetivo foi investigar elementos geográficos do jogo como subsídios para o ensino de aspectos da Geografia física, para a alunos a partir do 9º ano. O artigo faz uso da metodologia criada por Ash (2009) para analisar a epistemologia dos Gamestudies através de uma abordagem geográfica, a qual propõe destacar as geografias nos videogames (em termos de representações), e então fazer uso do jogo como ferramenta pedagógica. Como resultado deste trabalho, foi realizado um levantamento de diversas imagens do jogo que permitem assimilar aspectos como relevo, formações rochosas e fósseis, entre outros, que podem ser incorporadas no planejamento de aulas que envolvam estas temáticas. A partir deste estudo espera-se ampliar a abordagem geográfica dos videogames e permitir a compreensão da interconexão dos jogos com o ensino.

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Biografia do Autor

Leandro Baptista, Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

Doutor em Geografia, Mestre em Gestão do Território. Professor do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR.

Diego Geovan dos Reis, Universidade Estadual do Centro Oeste - PR

Mestre em Educação, Bacharel em Turismo.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Baptista, L., & Reis, D. G. dos. (2020). Aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos no Ensino de Geografia: proposições para o jogo Red Dead Redemption 2. GEOGRAFIA (Londrina), 29(2), 279–298. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p279

Edição

Seção

Artigos