Educação Ambiental na Universidade: um estudo sobre a presença de Indicadores de Ambientalização Curricular em cursos de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p499

Palavras-chave:

Ensino, Temática ambiental, Formação de professores.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo discutir e confrontar a presença de indicadores de ambientalização da Rede ACES nos planos de ensino dos cursos de formação de professores em uma universidade particular do oeste paulista, São Paulo - Brasil. O trabalho procura questionar: qual a preocupação ambiental presente nos cursos de formação de professores? A pesquisa foi do tipo quanti?qualitativa com o uso de técnicas de análise documental e de análise de conteúdo. Foram analisados 33 planos de ensino de 33 disciplinas ofertadas nos 13 cursos de graduação por meio da análise documental da matriz curricular e dos planos de ensino das disciplinas dos cursos. Os resultados possibilitaram identificar como os cursos estudados abordam a questão ambiental em seus planos, bem como quanto à presença de indicadores de ambientalização curricular nestes cursos. Essa pesquisa constatou uma baixa existência de assuntos que envolvam a temática ambiental nos 13 cursos levantados, contudo é possível afirmar que o curso de Ciências Biológicas é o que possui o maior grau de ambientalização dentre os cursos avaliados. Consideram-se importantes as ações de sensibilização dos professores formadores quanto à importância de serem protagonistas da educação ambiental no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Gabriela Araujo Correia, Unoeste - Universidade do Oeste Paulista

Mestre  em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pela Unoeste. 

Alba Regina Azevedo Arana, Unoeste - Universidade do Oeste Paulista

Professora da Graduação e do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Correia, G. A., & Arana, A. R. A. (2020). Educação Ambiental na Universidade: um estudo sobre a presença de Indicadores de Ambientalização Curricular em cursos de formação de professores. Geografia (Londrina), 30(1), 499–519. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p499

Edição

Seção

Artigos