Dos Números aos Gráficos e Mapas - Oficinas de Tratamento da Informação Geográfica

Autores

  • Luana Writzl Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)
  • Lisane Regina Vidal Conceição Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Schiavone Cardoso Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p299

Palavras-chave:

Geografia, Informação, Ensino.

Resumo

Através de recursos didáticos variados é possível tornar as aulas de geografia mais atrativas para os alunos da educação básica. Quando os assuntos são poucos discutidos e vistos como uma barreira de aprendizagem pelos educandos, como é o caso da interpretação e construção de tabelas, gráficos e mapas, alternativas didáticas devem ser apresentadas. Este trabalho relata a aplicação de oficinas que possibilitaram um melhor desenvolvimento desses assuntos por parte dos educandos, bem como a construção de debates sobre os dados que foram trabalhados. Tais dados foram referentes à produção e ao consumo de soja e da carne em nível brasileiro e global. As oficinas foram realizadas com turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio e contribuíram com aulas menos tradicionais. Possibilitaram uma visão para as perspectivas futuras, de que haja maior abundância de atividades relacionadas ao tratamento e interpretação de dados nas aulas de geografia, visto as dificuldades dos alunos frente a isso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luana Writzl, Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)

Acadêmica do Curso de Geografia - Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria.

Lisane Regina Vidal Conceição, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Docente da rede pública de Santa Maria e do Rio Grande do Sul.

Eduardo Schiavone Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria

Pós- Doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor Titular na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Writzl, L., Conceição, L. R. V., & Cardoso, E. S. (2020). Dos Números aos Gráficos e Mapas - Oficinas de Tratamento da Informação Geográfica. GEOGRAFIA (Londrina), 29(2), 299–312. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n2p299

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas