Educação, corporeidade e espacialidade: uma perspectiva geográfica sobre os projetos sociais de dança em Fortaleza/CE
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2020v29n1p247Palavras-chave:
Periferia, Dança, Cidadania.Resumo
No seio da dinâmica socioespacial periférica da cidade de Fortaleza, este artigo busca analisar os projetos sociais de dança na capital cearense realizando uma apreciação empírica e uma reflexão teórica dos mesmos. Visa-se também visibilizar tais instituições de Fortaleza no sentido de expor os papeis e práticas sociais realizadas. Mais precisamente, debatemos qual o papel destas organizações na vida de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fazendo um paralelo com o processo de urbanização da cidade. Desta feita, apoiando-se em uma base fenomenológica e geográfica para a construção dos caminhos metodológicos, utilizam-se entrevistas semiestruturadas, trabalhos de campo e a consulta e análise de notícias e textos jornalísticos como a principal tríade metodológica da pesquisa. Discute-se também como e porque ocorre o processo de marginalização social na cidade de Fortaleza e apresenta-se, por fim, como a arte da dança pode auxiliar crianças e jovens na busca pela construção de uma existência digna e significativa através do exercício da cidadania.Downloads
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