ASPECTOS FÍSICOS E SOCIOECONÔMICOS COMO AUXÍLIO À ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA DO CÓRREGO MANDACARU, MARINGÁ (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p66Palavras-chave:
Fragilidade Ambiental, Unidades Ecodinâmicas e Bacia do Córrego Mandacarú.Resumo
Os estudos que tratam das questões ambientais são de fundamental importância na recuperação e no planejamento de áreas com ambientes naturais, bem como para o desenvolvimento urbano sem causar degradação ambiental. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo o levantamento e análise das características do meio físico e socioeconômico, visando determinar as Unidades Ecodinâmicas Estáveis e Instáveis, assim como as classes de fragilidade ambiental da bacia do córrego Mandacaru, Maringá - PR. A área de estudo localiza-se entre os paralelos de 23°21’08,29” a 23°25’45,95” de latitude Sul, e os meridianos de 51° 55’15,59” a 51°57’49,57” de longitude Oeste, com aproximadamente 16,2 km². Primeiramente, utilizou-se do método proposto por Simielli (1999) que adota três níveis de pesquisa por meio cartográfico: localização e análise, correlação e síntese. Após análise e correlação dos atributos do meio físico e socioeconômico, foram estabelecidas as variáveis de acordo com o grau de comprometimento seguindo os critérios propostos por Ross (1990; 1994), por meio dos quais se obteve as Unidades Ecodinâmicas Estáveis e Instáveis e as classes de fragilidade ambiental: Muito Fraca, Fraca, Média, Forte e Muito Forte. Pode-se concluir que a maior porção da bacia foi classificada com fragilidade ambiental Média. Entretanto, essa classificação mais amena não quer dizer que esses locais estejam próximos ao equilíbrio dos ambientes naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.