Reestruturação produtiva e transformações no emprego industrial frente ao avanço da silvicultura do eucalipto no Sudoeste Maranhense

Autores

  • Allison Bezerra Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL
  • Daniely Lima Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL
  • Maria da Conceição Mesquita Leal Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p145

Palavras-chave:

Reestruturação produtiva, Emprego industrial, Silvicultura, Sudoeste maranhense.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o processo recente de reestruturação produtiva pelo qual o sudoeste maranhense vem passando a partir da implantação da unidade fabril da Suzano Papel e Celulose no município de Imperatriz, bem como o consequente avanço da silvicultura do eucalipto como elemento motriz da cadeia produtiva dessa indústria. No centro de tais transformações, busca-se compreender as mudanças recentes no emprego industrial local, analisando os processos de requalificação profissional ordenados pela empresa e agentes locais para atender à estrutura econômica em curso e seu processo de especialização. A construção da base analítica de dados aqui apresentados considerou a produção cartográfica de áreas de avanço da silvicultura do eucalipto no Maranhão, os registros de instituições de formação em nível médio/técnico e superior da cidade-sede da indústria e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2017), do Instituto Brasileiro de Árvores (2017), da Relação Anual de Informações Sociais - RAIS (2018) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (2018). Os resultados obtidos sugerem que há em curso um processo de requalificação na formação do empregado local para atender às demandas da unidade fabril da Suzano no que compete ao fornecimento de força de trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). É Professor Adjunto do curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. 

Daniely Lima Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduanda em Geografia, bolsista de Iniciação Científica, membro do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão – GPS, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Maria da Conceição Mesquita Leal, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Graduanda em Geografia, bolsista de Iniciação Científica, membro do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão – GPS, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Oliveira, A. B., Silva, D. L., & Leal, M. da C. M. (2019). Reestruturação produtiva e transformações no emprego industrial frente ao avanço da silvicultura do eucalipto no Sudoeste Maranhense. GEOGRAFIA (Londrina), 28(2), 145–164. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2019v28n2p145

Edição

Seção

Artigos