Mudanças climáticas e movimentos sociais do campo

Autores

  • João Vitor Gobis Verges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p29

Palavras-chave:

Políticas públicas ambientais, Territorialidades, Inserções sociais.

Resumo

As mudanças climáticas têm se colocado como temática importante da pauta política de inúmeros países. A partir das necessidades deste contexto, torna-se preciso compreender as diferentes alocações no assunto provindas de múltiplos atores em sociedade, buscando contribuir com a delimitação de ações públicas menos excludentes. Por este viés, objetivou-se com este trabalho evidenciar os contornos propositivos e combativos dispostos por movimentos sociais do campo sobre a temática “mudanças climáticas”. Para isto, utilizou-se do aporte dialético para a análise de informações obtidas através de entrevistas com movimentos sociais, levantamento de dados em publicações científicas, mídias, preleções e informativos. Foram tomados como parâmetros três movimentos sociais significativos em escalas internacional e nacional, sendo eles: La Via Campesina; Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). Concluí-se que tais agentes sociais se colocam como importantes atores na temática, com proposições definidas e diferenciadas das abordagens provindas dos principais protocolos globais. Desse modo, a não conjugação de suas indicações pode gerar marginalização e processos de exclusão nas formatações de agendas específicas sobre o tema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Vitor Gobis Verges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Graduado em licenciatura e bacharelado em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Francisco Beltrão. Doutor em Ciências do Ambiente pela Universidade de Lisboa (ICS/FC) e Doutor em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP (Co-tutela). Atua como docente no Instituto Federal do Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte. Membro do grupo de Pesquisa em Interações na Superfície, Água e Atmosfera - GAIA (UNESP-Presidente Prudente) e do cE3c-(Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes) FCUL - Universidade de Lisboa. Entre o período 2011-2013, participou como membro do grupo de pesquisa em História e Epistemologia em Geografia (UNIOESTE). Revisor dos periódicos Memórias (Barranquilla) - Revista Digital de História y Arqueología desde el Caribe - Colômbia (ISSN - 1794-8886) e Geografia em Atos (UNESP - ISSN: 1984-1647). Possui experiência em Geografia, Ensino de Geografia, Dinâmicas Sociais e Ambientais, Políticas Públicas em Mudanças Climáticas, Epistemologia Ambiental.

João Osvaldo Rodrigues Nunes, FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP.

Doutor e Livre Docente em Geografia pela FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP. Docente do Departamento de Geografia da FCt/UNESP - Presidente Prudente - SP.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Verges, J. V. G., & Nunes, J. O. R. (2018). Mudanças climáticas e movimentos sociais do campo. GEOGRAFIA (Londrina), 27(2), 29–49. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p29

Edição

Seção

Artigos