Aplicação de índices morfométricos para análise geomorfológica e neotectônica da Bacia do Rio Marés –PB, Brasil

Autores

  • Tamires Silva Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Max Furrier Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p23

Palavras-chave:

Morfometria, Neotectônica, Formação Barreiras, Bacia hidrográfica.

Resumo

Os estudos morfométricos e neotectônicos na bacia do rio Marés se justificam pelo fato da mesma estar situada sobre uma única litologia –a Formação Barreiras, e apresentar mudanças ao longo do perfil longitudinal, não justificáveis pelos fatores climáticos ou litológicos. Apesar de não possuir volume de água significativo em seu canal principal, este tem entalhado seu vale significativamente, apontando para a possível influência neotectônica na área. Para análise da bacia foram utilizados: a carta topográfica Santa Rita na escala 1:25.000 e o software Spring5.2, para a confecção dos mapas temáticos e execução dos cálculos morfométricos. Os valores obtidos como resultado e as características morfológicas da bacia apontam para a influência de atividade tectônica recente sobre a área.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tamires Silva Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Geografia - Universidade Federal da Paraíba. 

Max Furrier, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto nível IV do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Barbosa, T. S., & Furrier, M. (2017). Aplicação de índices morfométricos para análise geomorfológica e neotectônica da Bacia do Rio Marés –PB, Brasil. GEOGRAFIA (Londrina), 26(2), 23–38. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p23

Edição

Seção

Artigos