Elementos do Processo de Desflorestamento na Região Sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n2p41Palavras-chave:
Mata Atlântica, Sudoeste do Paraná, Remanescentes florestais.Resumo
O presente artigo visa discutir a situação da cobertura florestal do Estado do Paraná, mais especificamente da região Sudoeste. Buscamos destacar os impactos na cobertura florestal a partir do processo de ocupação efetiva da região Sudoeste nas décadas de 1950 e 1960, abordando também um levantamento realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre os anos de 2008 e 2010, como fundamento para analisar o panorama atual da cobertura florestal no Sudoeste paranaense. Conforme as discussões e os dados, podemos verificar o quanto as florestas foram devastadas e o que resta em termos de remanescentes florestais na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.