Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco

Autores

  • Kalina Salaib Springer UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Edimara Gonçalves Soares Secretaria do Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p165

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Área de Risco.

Resumo

A presente Oficina Padagógica apresenta considerações acerca dos problemas socioambientais existentes em uma área de risco, no município de Santa Maria, RS. Apoiando-se no pensamento de autores como Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Edgar Morin, Helena Callai para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico, tem como objetivos principais: a) investigar a percepção de um grupo de educandos(as) em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçam o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental; b) dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos(as). Como base metodológica adotou-se a pesquisa ação, pois fez-se necessário definir quais ações e conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas socioambientais encontrados. Do ponto de vista prático, as atividades realizadas junto com os educandos(as) deram um passo além, pois, a partir do momento que as discussões foram construídas em conjunto com os participantes, a universidade não desempenhou o papel de mero interprete dos problemas socioambientais da Vila Oliveira, mas possibilitou que os próprios alunos fossem os protagonistas deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kalina Salaib Springer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Geografia pela UNICAMP. É professora de metodologia de ensino de Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina

Edimara Gonçalves Soares, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Educação na Universidade Federal do Paraná. É técnica pedagógica na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Endereço: Rua João Mequetti, 759 apto 37B. Residencial Vêneto. Bairro Santa Candida, CEP 82640-360 Curitiba, PR.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Springer, K. S., & Soares, E. G. (2016). Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco. GEOGRAFIA (Londrina), 25(1), 165–181. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p165

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas