Ensino de Geografia e a Construção do Conhecimento Ambiental em Áreas de Risco
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p165Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Área de Risco.Resumo
A presente Oficina Padagógica apresenta considerações acerca dos problemas socioambientais existentes em uma área de risco, no município de Santa Maria, RS. Apoiando-se no pensamento de autores como Marcos Reigota, Mauro Guimarães, Edgar Morin, Helena Callai para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico, tem como objetivos principais: a) investigar a percepção de um grupo de educandos(as) em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçam o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental; b) dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos(as). Como base metodológica adotou-se a pesquisa ação, pois fez-se necessário definir quais ações e conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas socioambientais encontrados. Do ponto de vista prático, as atividades realizadas junto com os educandos(as) deram um passo além, pois, a partir do momento que as discussões foram construídas em conjunto com os participantes, a universidade não desempenhou o papel de mero interprete dos problemas socioambientais da Vila Oliveira, mas possibilitou que os próprios alunos fossem os protagonistas deste processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 GEOGRAFIA (Londrina)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.