A Formação e a Estruturação da Economia Urbana de Londrina – Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2014v23n2p113Palavras-chave:
Economia urbana, Londrina, Circuito superior.Resumo
RESUMO: O objetivo deste estudo é mostrar como ocorreu a formação e a estruturação da economia urbana da cidade de Londrina em particular sobre a formação do seu circuito moderno. Para tal faremos uso da teoria dos circuitos, elaborada pelo geógrafo Milton Santos, em especial do circuito superior; abordando-o do ponto de vista das relações econômico-sociais e dos agentes responsáveis pela sua estruturação, fornecendo os elementos do circuito superior que foram sendo incorporados à economia norte paranaense e na economia urbana de Londrina. A formação e a expansão do circuito moderno em Londrina é conseqüência direta da modernização do território brasileiro e do norte do Paraná no Pós-Segunda Guerra Mundial, quando diferentes elementos do meio técnico científico e informacional foram instalados na cidade, desde a sua gênese, em 1929 tendo continuidade até os dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 GEOGRAFIA (Londrina)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.