De Onde Parte o Ensino Escolar da Geografia: Considerações Acerca da Relação Espaço Vivido e Ensino-Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2015v24n1p125Palavras-chave:
Identidade Geográfica, Espaço Vivido, Metodologias ParticipativasResumo
No espaço escolar, várias representações se manifestam através de símbolos que podem ter significados diversos para locais diferentes, pois cada lugar tem uma lógica própria que cria particularidades singulares e do confronto destas, identidades se estabelecem. O objetivo deste estudo é apresentar o lugar, o espaço vivido; entendido aqui como o lugar ao qual o indivíduo se sente parte, pertencente; como conceito geográfico que permite explicar o contexto e estabelecer relações que reflitam positivamente no processo de ensino-aprendizagem. A utilização de práticas metodológicas participativas, supridoras da fragmentação e estimuladoras da alteridade, permite uma maior compreensão dos diferentes grupos e culturas. A partir das representações do lugar podemos proporcionar aos estudantes o estabelecimento de uma identidade com os conteúdos. No estudo proposto, observou-se que o professor pode e deve utilizar o “espaço vivido dos estudantes” para proporcionar o conhecimento da sua realidade e trabalhar o aprendizado da ciência geográficaDownloads
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