Análise e interpretação do gradiente hidráulico do aquífero freático em uma área na região sul de Londrina - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n1p79Resumo
Um estudo hidrogeológico foi feito no sentido de se determinar o comportamento do nível freático próximo à uma nascente de água na zona sul de Londrina. Foram executados 10 furos de sondagens a trado até a rocha semi-alterada, dispostos em seqüências perpendiculares às curvas de níveis do terreno. Os gradientes hidráulicos de cada perfil, bem como os fluxos subterrâneos conseqüentemente, são direcionados da parte alta para a parte baixa e plana do terreno. Isto demonstra que a área de recarga local da superfície freática se encontra nas porções mais elevadas do terreno, sendo a área de descarga local localizada na parte mais rebaixada do relevo. Dessa forma, os alagamentos ocasionais verificados ao longo do ano na parte mais baixa e plana do relevo local não podem ser atribuídos a acumulações de águas pluviais nestas porções do terreno, mas sim de uma interceptação da superfície freática com o relevo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.