Utilização de critérios hidrogeológicos para captação de água subterrânea em Iguaraçu, estado do PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.1999v8n1p83Palavras-chave:
Hidrologia, Aqüífero serra geral, Locação.Resumo
O aproveitamento da água subterrânea nos últimos anos por grande parte da população no norte do PR exigiu um maior aperfeiçoamento das técnicas de locação de poços tubulares em rochas basálticas da Formação Serra Geral. Foi realizado um estudo na cidade de Iguaraçu, onde foram aplicados critérios hidrogeológicos para locação de poços tubulares, os quais envolveram trabalhos como análise litológica da área, fotointerpretação e análises geomorfológicas. Tal estudo evidenciou que poços locados mediante critérios hidrogeológicos eficazes, possuem características hidráulicas superiores aos locados aleatoriamente, uma vez que no aqüífero estudado as condições de armazenamento e circulação de água são heterogêneos e anisotrópicos. Portanto, este tipo de procedimento preliminar nos estudos hidrogeológicos, além de representar normalmente uma maior produção de água nos poços perfurados, pode acarretar também uma maior economia no seu custo final.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.