A cooperação agrícola nos assentamentos: uma proposta política
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2000v9n1p67Palavras-chave:
Cooperação agrícola, Assentamentos, Reforma agrária, Ideologia, Política.Resumo
A expansão das relações capitalistas no campo foi acompanhada pelo processo de expropriação/expulsão dos trabalhadores rurais. Diante desse quadro, a partir do final da década de 70 os trabalhadores rurais passaram a se organizar e a conquistarem a terra. Os sem terra assentados procuram organizar a produção desenvolvendo ações coletivas na terra, onde se destacam as Cooperativas de Produção Agrícola. A viabilidade da produção cooperativa nos assentamentos não deve ser entendida exclusivamente a partir do aspecto econômico, pois as cooperativas transformam-se numa retaguarda política para acumular forças na realização da Reforma Agrária e mudança da sociedade. Assim, a produção agrícola cooperativa nos assentamentos está articulada, sobretudo, às questões políticas e ideológicas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.