Ensino de Geografia: origens e perspectivas

Autores

  • Jean Carlos Rodrigues Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2000v9n2p137

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Educação.

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre a atual situação do ensino de Geografia bem como sobre suas origens e perspectivas. Para tanto partimos, inicialmente, de algumas considerações acerca do ensino bem como sobre sua relação com a educação e a instrução. Em seguida, refletimos sobre a institucionalização da ciência geográfica, sua relação com o ensino nas escolas elementares (no final do século XIX) e de ensino superior (no início do século XX). Posteriormente, após algumas colocações sobre as origens do ensino de Geografia no Brasil, discutimos sobre a atual situação desse ensino no país procurando relacioná-lo com as tendências educacionais nas quais ela foi inserida. Finalmente, num terceiro momento, abordamos algumas perspectivas, fundamentadas em bibliografias sobre essa temática, a respeito desse ensino e sobre suas contribuições à sociedade. Essas contribuições, por sua vez, podem servir tanto para "fazer a guerra" como para modificar a estrutura social na qual estamos inseridos dependendo da prática pedagógica docente e de seu compromisso político-pedagógico.

 

 

Biografia do Autor

Jean Carlos Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina e bolsista do Programa Especial de Treinamento (PET)

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Como Citar

Rodrigues, J. C. (2011). Ensino de Geografia: origens e perspectivas. GEOGRAFIA (Londrina), 9(2), 137–142. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2000v9n2p137

Edição

Seção

Artigos