Sedução e homoerotismo no Bildungsroman de autoria feminina contemporâneo: uma leitura de Pérolas absolutas, de Heloísa Seixas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2016v18.e29125

Palavras-chave:

Bildungsroman, Personagens femininas, Experiências subjetivas, Homoerotismo

Resumo

Nesse trabalho, busca-se discutir a evolução do Bildungsroman que, devido à maleabilidade característica do gênero romance, passa por problematizações, podendo-se, então, falar de um romance de formação que inclui as minorias. No que concerne à literatura feminina, percebe-se que a formação das personagens
femininas diferencia-se, substancialmente, do processo de formação masculina. Devido ao pouco espaço ainda destinado às mulheres na sociedade, as experiências formadoras femininas são mais subjetivas, como se pode observar no romance Pérolas Absolutas, de Heloísa Seixas. Nessa obra, as personagens, após experiências amorosas fracassadas, descobrem-se em uma relação homafetiva de plenitude e felicidade.

 

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Biografia do Autor

Wilma dos Santos Coqueiro, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

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Publicado

2016-11-03

Como Citar

Coqueiro, W. dos S. (2016). Sedução e homoerotismo no Bildungsroman de autoria feminina contemporâneo: uma leitura de Pérolas absolutas, de Heloísa Seixas. Estação Literária, 18, 39–56. https://doi.org/10.5433/el.2016v18.e29125

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático