Exílio doméstico: a margem e o centro em Junot Días
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2012v10.e25768Palavras-chave:
Literatura Americana Contemporânea, Literatura Latino-Americana, Exílio, Junot DíazResumo
Como dizer o exílio? Como dizê-lo sem convertê-lo em teoria, sem esterilizá-lo em meio a citações, sem romantizá-lo para além de sua realidade concreta e fantasmática? Como fazer do exílio um esforço comunicativo, mais do que um exercício retórico – dizê-lo como quem guarda na ponta dos dedos a esperança de (re)constituir uma comunidade? O presente artigo propõe realizar uma leitura sobre a margem e o centro a partir de Drown (1996), coletânea de contos do escritor dominicano-americano Junot Díaz, e de um intertexto com os teórico Edward Said e Terry Eagleton focado nas questões de exílio, migração e diáspora. Para tanto, o artigo baseia-se na geografia recriada por Díaz – a paisagem urbana norte-americana exposta em suas solidões e contradições.
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Referências
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