O romance de formação: Um passeio pelos caminhos de Stephen Dedalus e Virgínia
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2009v4.e25294Palavras-chave:
Bildungsroman, Cânone literário, Literatura femininaResumo
O presente trabalho objetiva fazer uma leitura de Retrato do artista quando jovem (de James Joyce) e Ciranda de pedra(de Lygia Fagundes Telles), na perspectiva do desenvolvimento e formação intelectual dos dois jovens protagonistas, em suas confluentes caracterizações. Por serem romances que se aproximam de Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe, as obras são identificadas como desdobramento do Bildungsroman, gênero que se consolidou ao longo dos séculos. Contudo, observo que expressam diferenças significativas em suas constituições por seus autores pertencerem a contextos distintos.Downloads
Referências
BERMAN, Antoine. A prova do estrangeiro: cultura e tradução na Alemanha romântica. Tradução: Maria Emília Pereira Chanut. Bauru: EDUSC, 2002.
JOYCE, James. Retrato do artista quando jovem. Tradução: José Geraldo Vieira. ed. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
LUKÁCS, George. Posfácio. In: GOETHE, Johann Wolfgang Von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução: Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2006.
MAAS, Wilma Patrícia. O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
PINTO, Cristina Ferreira. O Bildungsroman feminino: quarto exemplos brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1990.
TELLES, Lygia Fagundes. Ciranda de pedra. São Paulo: Círculo do Livro, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.