Um clássico sobre educação literária: “o direito à literatura”, de Antonio Candido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2018v22.e33930

Palabras clave:

Educação literária, Clássico, Antonio Candido, O direito à literatura

Resumen

Considerando a indagação sobre o que seria um clássico, a partir de Italo Calvino (2009), e afim à defesa de que entre os objetivos da educação estaria a apropriação dos clássicos, a partir de Demerval Saviani (2003), este estudo: a) justifica o reconhecimento do ensaio “O direito à literatura”, de Antonio Candido, como um clássico; b) destaca a importância desse texto para os estudos em “Educação Literária”; e c) apresenta possibilidades de crítica e reinvenção do seminal ensaio de Antonio Candido. Metodologicamente, retomam-se dados quanti-qualitativos sobre a “onipresença” do ensaio em artigos, dissertações e teses dedicados à educação literária.

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Biografía del autor/a

Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Departamento de Linguagens, Cultura e Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

 

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Publicado

2018-12-28

Cómo citar

Dalvi, M. A. (2018). Um clássico sobre educação literária: “o direito à literatura”, de Antonio Candido. Estação Literária, 22, 8–18. https://doi.org/10.5433/el.2018v22.e33930