Cinema e literatura: a cinescrita de Agnès Varda
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2017v19.e30715Palabras clave:
Psicanálise, Literatura, Cinema, CinescritaResumen
Agnès Varda se autodenomina cinescritora. Seus filmes projetam imagem, som, movimento e ritmo como se fossem texto. O artigo busca percorrer o enlace entre cinema e literatura para entender como Agnès Varda realiza seus filmes de modo a destacar seu estilo ensaístico como um recurso de experimentação do pensamento que prioriza a ficção na produção de efeitos de verdade. Nesse percurso, destaca-se o filme L’opéra-mouffe por sua posição paradigmática no que tange a revelar que a diretora move sua câmera tal qual uma caneta, escrevendo uma narrativa ficção-verdade pela via da imagem.
Descargas
Citas
ANTELO, Raul. Transgressão e modernidade. Ponta Grossa: UEPG, 2001.
BARTHES, Roland. A preparação do Romance I: vida e obra. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.
BAZIN, André. Chris Marker. In: BAZIN, André. Le cinéma français de la Libération à la Nouvelle Vague. Paris: Cahiers du Cinéma, 1998. p. 257-263.
CALVINO, Italo. The literature machine. Trad. Patrick Creagh. London: Picador, 1989.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão;Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
DELEUZE, Gilles. A potência do falso. In: DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 155-188.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Semelhança informe. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
GRAHAM, Peter. The new wave. London: Secker & Warburg, 1968.
LACOUE-LABARTHE, Philippe; NANCY, Jean-Luc. L’Absolu Littéraire: théorie de la littérature du romantisme allemand. Paris: Seuil, 1978.
LINS, Consuelo. O ensaio no documentário e a questão da narração em off. In: FILHO, João Freire; HERSCHMANN, Micael (Orgs.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 143-157.
LOPES, Silvina Rodrigues. Do ensaio como pensamento experimental. In: LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Belo Horizonte: Chão de Feira, 2012. p. 121-131.
MACHADO, Arlindo. O filme-ensaio. Concinnitas, ano 4, n. 5,2003. p. 63-75.
TRUFFAUT, François. Une certaine tendance du cinéma français. Cahiers du cinema, v. 31, 1954.
VARDA, Agnès. Varda par Agnès. Paris: Editions Cahiers du Cinéma et Cine-Tamaris, 1994.
YAKHNI, Sarah. Cinensaios de Agnès Varda: o documentário como escrita para além de si. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.