Aspectos da ciência e religião em Goethe na concepção de destino d' Os ano de aprendizado de Wilhelm Meister

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2016v18.e29134

Palabras clave:

Goethe, Bildungsroman, Destino, Polaridade e intensificação

Resumen

Obra inaugural e paradigmática do Bildungsroman, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister encarnam com clarividência insuperada o dilema existencial da autonomia individual em face da crença num destino benévolo agindo em secreta consonância com as inclinações inatas do indivíduo. O artigo pretende lançar luz a pressupostos científicos e religiosos de Goethe que presidem à elaboração ficcional deste dilema, evidenciando expedientes narrativos e simbólicos com que o poeta alemão equaciona, no percurso de formação de seu ‘herói’, os dispositivos ligados à confiança e à desconfiança indispensáveis à realização das aspirações humanas fundamentais.

 

Biografía del autor/a

Marco Antônio A. Clímaco, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em História Literária pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Citas

FONTANELLA, Marco. Razão e sensibilidade. Revista Entrelivros: Entre Clássicos Goethe, São Paulo, n. 5, p. 48-53, 2006.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto: uma tragédia (primeira parte). Trad. de Jenny Klabin Segall; apresentação, comentários e notas de Marcus Vinicius Mazzari; ilustrações de Eugène Delacroix. São Paulo: Ed. 34, 2004.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Memórias: Poesia e Verdade; trad. de Leonel Vallandro. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1986.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Trad. por Nicolino Simone Neto, posfácio de Georg Lukács, apresentação de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2009.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Teoría de la Naturaleza. Estudio preliminar, traducción y notas de Diego Sánchez Meca. Madrid: Editorial Tecnos, 1997.

MANN, Thomas. José e seus irmãos, 1: As histórias de Jacó / O Jovem José; trad. por Agenor Soares de Moura. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 2000.

SAUDER, Gerhard, u. Karl Richter. Vom Genie zum Dichter-Wissenschaftler – Goethes Auffassungen vom Dichter. in: Gunter E. Grimm, Hg.: Metamorphosen des Dichters. Das Rollenverständnis deutscher Schriftsteller vom Barok bis zur Gegenwart. Frankfurt a. M.: 1992, S. 84-104.

SCHADEWALT, Wolfgang. Goethes Begriff der Realität. Vortrag auf der Hauptversammlung der Goethe-Gesellschaft in Weimar am 26. 05. 1956. In: W. Schadewalt: Goethestudien. Natur u. Altertum. Zürick; Stuttgart: 1963. S. 207-249.

WACHSMUTH, Andreas B. Sich verselbsten und entselbstigen : Goethes Alterformel für die rechte Lebensführung. In: Geeinte Zwienatur. Aufsätze zu Goethes naturwissenschaftlichem Denken. Weimar: Aufbau-Verlag Berlin und Weimar, 1966. S. 113-139.

Publicado

2016-11-03

Cómo citar

Clímaco, M. A. A. (2016). Aspectos da ciência e religião em Goethe na concepção de destino d’ Os ano de aprendizado de Wilhelm Meister. Estação Literária, 18, 93–115. https://doi.org/10.5433/el.2016v18.e29134

Número

Sección

Artigos do Dossiê Temático