A obsessão pela virilidade em Mãos de cavalo: poder e ruína
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2015v16.e28503Palabras clave:
Tragédia, Virilidade, Indústria cultural, Mãos de cavaloResumen
Neste artigo pretende-se apontar como o fim trágico que se configura no romance Mãos de cavalo, de Daniel Galera, pode ser associado à necessidade de conservação de um modelo de virilidade imposto socialmente aos homens. Observa-se que o modelo de virilidade ao qual almeja o protagonista Hermano é sustentado pelos discursos construídos pela indústria cultural, pois sua obsessão por certa identidade heroica nasce do contato com os produtos culturais consumidos por ele na juventude. A virilidade e coragem exigidas dos homens, no entanto, vão levar o seu amigo à morte.
Descargas
Citas
BOUDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BOUDIEU, Pierre. La domination masculine. Saint-Amand-Montrond, Édition du Seuil, 1998.
GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MIRA, Maria Celeste. O masculino e o feminino nas narrativas da cultura de massas ou o deslocamento do olhar. Cadernos Pagu, n. 21, p. 13-38, 2003.
WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 460-482, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.