O corpo em transe: a moral sexual sobre o corpo feminino no Brasil no final do século xix e início do xx
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27055Palabras clave:
Corpo, Mulheres, Poder, SexualidadeResumen
A proposta deste trabalho consiste em discutir de que maneira as transformações culturais ocorridas no período da <i>Belle Époque</i> influenciaram a sociabilidade dos grandes centros do Brasil, sobretudo, o modo de pensar e viver das mulheres daquela época. Para tanto, será enfatizado os discursos sexistas elaborados sobre a mulher, muito especificamente acerca da sexualidade feminina no Brasil, no final do século XIX e início do XX, buscando salientar a assimilação e propagação de um imaginário sobre o sexo feminino através das construções discursivas da época, enfatizando os mecanismos abstratos de controle e as formas de repressão que recaíam sobre o corpo e a sexualidade feminina.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Aluísio de. O homem. ed.3 Rio de Janeiro: Imp. Typ. de Adolpho de Castro Silva & C. 1887.
BOROSSA, Júlia. Conceitos da psicanálise: Histeria. Tradução: Carlos Mendes Rosa. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2005.
COSTA, Jurandir Freire. Homens e Mulheres. In: COSTA, Jurandir Freire. Ordem Médica e Norma Familiar. São Paulo: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza C. Albuquerque. São Paulo: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2012.
MACEDO, José Rivair. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 2013.
NERI, Regina. A psicanálise e o feminino: um horizonte da modernidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
PRIORE, Mary Del. Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editor Planeta, 2011.
RIBEIRO, Júlio. A Carne. São Paulo: Escala. 2008.
SANDRONI, Paulo. Dicionário de Economia do Século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2005.
SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: técnica, ritmos e ritos do Rio. In: NOVAIS, Fernando (dir); SEVCENKO, Nicolau (org). História da vida privada no Brasil República: da Belle Époque à era do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3.
SILVA, Kalina; SILVA, Maciel H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.