A eva futura em terra tupiniquim: sobre a salomé de Menotti Del Picchia

Autores/as

  • Reinaldo José de Andrade Brandão Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27053

Palabras clave:

Salomé, Castração, Decadentismo, Modernidade

Resumen

A personagem Salomé sai da antiga historiografia religiosa e da iconografia medieval para tornar-se um mito literário, reinventando-se, ao longo do séc. XIX, como a mulher fatal absoluta. Realizando diferentes graus de aproximação com as estéticas simbolista e decadentista, o autor modernista Menotti del Picchia, com seu romance <i>Salomé</i> (1940), inova ao conceber uma personagem que incorpora os signos da modernidade. O artigo investiga a dicotomia sagrado <i>versus</i> profano na representação literária de Salomé, a partir do cotejo com a Bíblia. Para além da análise comparativa, empreende-se também uma leitura psicanalítica do complexo de castração. 

 

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Biografía del autor/a

Reinaldo José de Andrade Brandão, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professor da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

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Publicado

2014-12-23

Cómo citar

Brandão, R. J. de A. (2014). A eva futura em terra tupiniquim: sobre a salomé de Menotti Del Picchia. Estação Literária, 13, 103–119. https://doi.org/10.5433/el.2014v13.e27053

Número

Sección

Artigos do Dossiê Temático