O espírito errante: enraizamento dinâmico e fala plural
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2012v10.e25808Palabras clave:
Pensamento negativo, Enraizamento-dinâmico, Fala pluralResumen
Este artigo busca demonstrar, a partir das concepções de fala plural de Maurice Blanchot e de enraizamento dinâmico de Michel Maffesoli, como aspectos diferentes da existência podem se particular com base no pensamento negativo. Ambas as formulações, que possibilitam ricas reflexões sobre o trato com a palavra e com a cultura, derivam de uma dialética paradoxal e de um grande exercício do acaso. Seus processos são sempre contínuos, pois têm como sentido o próprio devir. Portanto, o único resultado que produzem não é nem palpável nem permanente; é, na verdade, a diferença em si mesma que se realiza ilimitadamente no encontro com o estranho.
Descargas
Citas
BLANCHOT, Maurice. O Livro Por Vir. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BLANCHOT, Maurice. A Conversa Infinita 2: a experiência-limite. Tradução: João Moura Jr. São Paulo: Escuta, 2007.
BLANCHOT, Maurice. A Conversa Infinita 1: a palavra plural. Tradução: Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2010.
MAFFESOLI, Michel. Sobre o Nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Tradução: Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.