O racismo no romance Le Sang de l'Anglais (1993), De Carl de Souza
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2008v2.e25138Palabras clave:
Literatura, Pós-colonialismo, Francofonia, RacismoResumen
Quando se fala em literaturas pós-coloniais, logo nos remetemos à imagem de povos oprimidos que se libertam do estado de alienação escrevendo literatura de revide. O presente artigo busca registrar a literatura africana e o racismo no romance Le Sang de l’Anglais, e com isso trazer à luz a história dos povos colonizados de expressão francofona. Os dados apresentados mostram que, apesar da opressão colonial, há indícios de subjetividade e resistência no personagem oprimido. Acredito que o estudo de tais obras possa contribuir para a construção de uma figura significativa da áfrica, ao mesmo tempo histórica e cultural, para pessoas interessadas em textos literários africanos de expressão francesa.Descargas
Citas
APPIAH, Kwame. O pós-colonial e o pós-moderno. In: APPIAH, Kwame. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BHABHA, Homi K. A questão do Outro: diferença, discriminação e o discurso do colonialismo. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org).Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
BEN JELLOUN, Tahar. Le Racisme expliqué a ma fille. Paris: Du Seuil, 1998.
BONNICI, Thomas. O Pós-colonialismo e a literatura. Maringá: Eduem, 2000.
BONNICI, Thomas. A teoria do pós-modernismo e a sociedade. Mimesis, Bauru, v.20, n.2, p.25-37, 1999.
BONNICI, Thomas. Introdução aos estudos das literaturas pós-coloniais. Mimesis, Bauru, v.19, p.7-23, 1998.
BONNICI, Thomas. Conceitos-chave da teoria pós-colonial. Maringá: Eduem, 2005.
BONNICI, Thomas, e Lúcia Ozana Zolin. Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003.
CANDIDO Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e historia literária. 7. ed. São Paulo: Nacional, 1985.
FIGUEIREDO, Euridice. Construções de Identidades Pós-coloniais na Literatura Antilhana. Niterói: EDUFF, 1998.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro Modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: UCAM, 2001.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JONES, James M. Racismo e preconceito. Tradução: Dante Moreira Leite. São Paulo, 1973.
JOUBERT, Jean-Louis. La Francofonia. Paris: CLE International, 1997.
MARX, G. T. Editor’s introduction to Racism and Race relations. In: M. WERTHEIMER, M. (ed.). Confrontation: Psychology and the Problems of Today. Glenview: Scott Foresman, 1971.
MEMMI, Albert. L’Homme Domine: Le noir - le colonisé - le proletaire - le juif - la femme - le domestique. Paris: Gallimard, 1968.
SOUZA, Carl. Le Sang de L´Anglais: Paris: ACCT/Hatier 1993.
ZILÁ, Bernd. Racismo e anti-racismo. São Paulo: Moderna, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva os direitos autorais sobre as contribuições publicadas, sem retribuição material para o autor, podendo disponibilizá-las on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados; também poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.