"Dão-Lalalão": Regional e pós-moderno
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2008v1.e25067Palabras clave:
Regionalismo, Pós-modernismo, Oralidade, Inovações linguísticas, NarradorResumen
Analisaremos o conto "Dão-Lalalão" (ROSA, 1995), de Guimarães Rosa, composição calcada em fabulações contínuas, típicas da fala do sertão mineiro. Essa estrutura mostra originalidade, revelando sua marca própria: a oralidade; mas esse contar, que parece espontâneo, revela tendências regionalistas e pós-modernas. O ambiente é regional e as personagens intrinsecamente ligadas a ele. Contudo, o nó - o conflito do protagonista - e o narrador - polifônico - são próprios do pós - modernismo. A aparência de perfeição dessas personagens - visto que são ajustadas ao seu mundo de valores – se desconstrói, enquanto o texto se aprofunda na psicologia dos personagens; mostrando seus medos e suas desconfianças, enfim sua humanidade.Descargas
Citas
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