Canção, literatura e audiovisual: paisagens sonoras em "O Auto da Compadecida"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/el.2021v28.e44924

Palavras-chave:

Canção, Trilha sonora, O Auto da Compadecida.

Resumo

Analisa-se a trilha sonora de O Auto da Compadecida, filme dirigido por Guel Arraes (2000), tradução intersemiótica da peça de Ariano Suassuna, considerando a articulação da produção musical com a identidade e com a memória inconsciente da coletividade, aspectos que problematizam o conceito tradicional de canção, baseado na predominância textual. Discute-se a relação entre sonoridade e oralidade, duas instâncias expressivas a compor a paisagem sonora da narrativa (SCHAFER). Entre os resultados, assinalamos que as qualidades atinentes às duas instâncias performativas são trabalhadas de forma híbrida no filme, deslocando o espectador para um entrelugar que lhe faculta imergir no ambiente imaginário do sertão nordestino.

Biografia do Autor

Marcos Júlio Sergl, Universidade de São Paulo - USP

Professor Doutor de Artes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Universidade Santo Amaro (UNISA), Faculdade Rudolf Steiner.

Professora Pós-Doutora da Universidade Santo Amaro e Faculdade Rudolf Steiner.

Lourdes Ana Pereira Silva, Universidade de Santo Amaro - UNISA

Professora Doutora de Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Rio Grande do Sul, Brasil. 

Referências

BORBA, Tomás; GRAÇA, Fernando Lopes. Dicionário de Música. Vol I. Lisboa: Edições Cosmos, 1962.

CAMPELO, Sérgio. Entrevista a Marília Paula dos Santos. Recife, dia 12, fevereiro, 2015.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Editora Tecnoprint Ltda, 1954.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 12. ed. São Paulo: Global, 2012.

CD O Auto da Compadecida. Trilha Sonora do Filme. Gravadora Natasha. Artistas: Grupo SaGrama. Catálogo:7897009033312. Recife, 2000.

COSTA E SILVA, Paulo da. Questões musicais: a música pura. Revista Piauí. 15 de julho de 2016. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/a-musica-pura. Acesso em: 02/11/2021.

ESTADÃO. A força do Sa grama no “Auto da Compadecida”. Jornal O Estado de São Paulo - Estadão, Caderno de Cultura, Destaques em Cultura, p. 47-49. São Paulo, 01.jan.2001. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,a-forca-do-sa-grama-no-auto-da-compadecida,20010101p4749. Acesso em: 15. set.2020.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. 7. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

HANSLICK, Eduard. Do Belo Musical. Um contributo para a revisão da estética da arte dos sons. Tradução de Artur Morão. Coleção Textos clássicos de Filosofia. Covilhã: Ed. da Universidade da Beira Interior, 2011.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001.

MADUREIRA, Antúlio. Entrevista a Marília Paula dos Santos (por WhatsApp). Recife/São Caetano, dia 20, setembro, 2017.

MENEZES FILHO, Florivaldo. Apoteose de Schoenberg. São Paulo: Nova Stella: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

MENEZES, Flo. Luciano Berio et la phonologie: une approche jakobsonienne de son oeuvre. Frankfurt am Main: Verlag Peter Lang GmbH, 1992.

MOLINA, Sérgio. Canção popular, imagens música e poesia: períodos, categorias e níveis de articulação composicional. Revista USP, São Paulo, n. 111, p. 79-88, outubro/novembro/dezembro 2016.

NASCIMENTO NETO, João Evangelista do. Rapsódia no Sertão: Do “códex” à tela, a trajetória da trupe do Auto da Compadecida. Dissertação de Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural, Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2006.

NEWTON JR. Carlos. Ariano Suassuna. Almanaque Armorial. 2.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

NÓBREGA, Ariana Perazzo da. A música no Movimento Armorial. Dissertação de mestrado em Música. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

O AUTO da Compadecida. Direção: Guel Arraes. Roteirista: Adriana Falcão, Guel Arraes e João Falcão. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 1999. 1 filme (157 min).

PEREIRA, Clóvis. Entrevista a Marília Paula dos Santos. Recife, dia 13, março, 2017.

SANTOS, Marília Paula dos. Ecos Armoriais: Influências e Repercussão da Música Armorial em Pernambuco. Dissertação (Mestrado). Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, 2017.

SANTOS, Raimunda Maria dos; FONTES, Érica Fontes Rodrigues. A Representação Identitária do Sujeito em Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. In: Revista FSA, Teresina, vol. 11, n. 3, art. 14, p. 323-339, jul./set. 2014. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e041/1404902a5de92bfdda81aac9941377bc44fe.pdf Acesso em: 10.set.2020.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

STRINATI, Dominic. Cultura popular: uma introdução. São Paulo: Hedra, 1999.

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 25. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1990.

SUASSUNA, Ariano. O Movimento Armorial. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1974.

SUASSUNA, Ariano. O movimento armorial. In: Revista Pernambucana de Desenvolvimento. Recife: Ed. do Instituto de Desenvolvimento de Pernambuco, vol. 4, n. 1, jan/jun. 1977.

TATIT, Luiz. O que é canção, por Luiz Tatit. Digestivo Cultural, 08/08/2007. Disponível em: https://www.digestivocultural.com/blog/post.asp?codigo=1567&titulo=O_que_e_cancao,_por_Luiz_Tatit. Acesso em: 16. fev. 2022.

TATIT, Luiz. Musicando a semiótica. São Paulo: Annablume, 1998.

VICTOR, Adriana; LINS, Juliana. Ariano Suassuna: um perfil biográfico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

Sergl, M. J., Baseio, M. A. F., & Silva, L. A. P. (2022). Canção, literatura e audiovisual: paisagens sonoras em "O Auto da Compadecida". Estação Literária, 28, 119–144. https://doi.org/10.5433/el.2021v28.e44924

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático