Sedução e homoerotismo no Bildungsroman de autoria feminina contemporâneo: uma leitura de Pérolas absolutas, de Heloísa Seixas
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2016v18.e29125Palavras-chave:
Bildungsroman, Personagens femininas, Experiências subjetivas, HomoerotismoResumo
Nesse trabalho, busca-se discutir a evolução do Bildungsroman que, devido à maleabilidade característica do gênero romance, passa por problematizações, podendo-se, então, falar de um romance de formação que inclui as minorias. No que concerne à literatura feminina, percebe-se que a formação das personagens
femininas diferencia-se, substancialmente, do processo de formação masculina. Devido ao pouco espaço ainda destinado às mulheres na sociedade, as experiências formadoras femininas são mais subjetivas, como se pode observar no romance Pérolas Absolutas, de Heloísa Seixas. Nessa obra, as personagens, após experiências amorosas fracassadas, descobrem-se em uma relação homafetiva de plenitude e felicidade.
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