François Villon, um poeta maldito avant la lettre? A balada dos enforcados como um modelo poético de Rimbaud, Pound e Augusto de Campos
DOI:
https://doi.org/10.5433/el.2013v12.e26142Palavras-chave:
Transgressão, Abjeção, Obscenidade, MorteResumo
Neste artigo, não se pretende subscrever a imagem moderna de François Villon como um poeta maldito avant la lettre, mas mostrar como essa imagem foi o resultado das diferentes apropriações da sua obra por importantes poetas modernos e modernistas. A utilização da Balada dos enforcados, uma das suas mais conhecidas composições, como um modelo poético por Rimbaud, Pound e Augusto de Campos pode ser considerada como um caso exemplar da sua recepção moderna. O estudo da sua paródia pelo simbolista francês, do seu pastiche pelo modernista americano e da sua tradução pelo concretista brasileiro permitirá situar o lugar ocupado pelo “poeta medieval” na construção de seus próprios projetos poéticos. Se bem que sejam inteiramente incompatíveis com o projeto poético de Villon, lapidarmente exposto pela Balada dos enforcados, as retomadas dessa balada por poetas tão diferentes testemunham a fecundidade desse projeto.
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