Interrupções e continuidades de fluxos: retratos de uma editoração possível

Autores

Resumo

O ano de 2022 se configurava como o ano no qual as submissões de artigos para a Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia seriam retomadas, após um tempo de fechamento para tramitação dos artigos outrora submetidos. Entretanto, para além desse marco, também foi um período de entrada e saída de colegas na Comissão Editorial, haja vista a sobrecarga de trabalho por eles acumulada. A equipe foi se reorganizando e ponderando vias para caminhar, agregando novos membros ao grupo.
O funcionamento da revista é amparado por um projeto de formação complementar da Universidade Estadual de Londrina, que visa a capacitação de discentes de graduação. Em 2022, o projeto foi contemplado com dois bolsistas, os discentes de graduação em Psicologia Daniel de Oliveira Cabral e Gabriel Martins da Silva. Com isso, a equipe assumiu a função de não apenas trabalhar na editoração dos textos, mas também capacitar os novos colaboradores para atuação na área.
Foram feitos ajustes nas normas adotadas pelo periódico, com publicação em fluxo contínuo, diminuição do número de artigos publicados a cada volume, número máximo de quatro autores por artigo, sendo ao menos um doutor e solicitação que os autores indicassem cinco possíveis avaliadores para o material submetido. Ainda assim, a equipe encontrou desafios para que os artigos pudessem ser avaliados, com submissões chegando a ter oito avaliadores atribuídos, sem obtenção de respostas dos profissionais. Tentamos implicar os próprios autores de textos submetidos na avaliação de outras submissões da Estudos Interdisciplinares em Psicologia, mas ainda assim várias foram as negativas ou o silêncio, a ausência de uma resposta, algo que atrasou demasiadamente nosso processo editorial. Entre os percalços vivenciados, soma-se a atualização do sistema de submissões adotado pela universidade, que passou da versão OJS 2 para a OJS 3, transição que deixou o Portal de Periódicos Eletrônicos da UEL mais de dois meses suspenso.
Por tudo isso, observa-se que 2022 foi um ano atípico para a Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia, que fez com que o primeiro número de fluxo contínuo não se organizasse como inicialmente almejado. Apesar desse cenário, foi possível encontrar autores e colegas que compreenderam tais problemáticas, colaboraram com seus textos, pareceres e paciência, a quem muito agradecemos!

Desejamos uma ótima leitura! Nossos votos são de esperança de um caminho menos atravessado por obstáculos a partir do volume de 2023!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.  Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina.

Nathália , Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Sei, M. B., & Spagiari, N. T. B. (2022). Interrupções e continuidades de fluxos: retratos de uma editoração possível. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 13, 01–02. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/47267

Edição

Seção

Editorial